..:: Hospital Dom João Becker ::..

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias
   
<< voltar
 
20/03/2018 - Doação de sangue, um ato de solidariedade e de amor
  Todos os anos, milhares de pessoas têm suas vidas salvas graças a um gesto simples, mas que pode mudar e muito a vida de uma pessoa: a doação de sangue. Seja um familiar, amigo, vizinho, conhecido ou até desconhecido, alguém, em algum momento, pode precisar de uma doação de sangue. E sem aviso ou sem hora marcada.

Para incentivar esse gesto simples, indolor e que pode salvar até 4 vidas, o Hospital Dom João Becker, em parceria com o Hemocentro de Porto Alegre e a empresa Sogil, disponibiliza toda a última quarta-feira do mês um ônibus para o transporte das pessoas que quiserem exercer este nobre gesto que é a doação de sangue. O horário de saída é às 7h45min, em frente ao hospital, com retorno previsto para até às 12:00h. E dando exemplo de cidadania, um grupo de colaboradoras do HDJB esteve neste mês exercendo a solidariedade e realizando a doação de sangue, no Hemocentro
.

No ano de 2017, a Entidade encaminhou 1157 pessoas para a doação de sangue. Inicialmente, o número parece alto. Mas se comparado com o número de transfusões realizadas (1706 transfusões), resultaria em uma baixa de 549 bolsas de sangue. Ou seja, ainda é necessário que mais pessoas exerçam a solidariedade e se tornem doadoras de sangue.

Em âmbito nacional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,8% da população é doadora de sangue, resultando no baixo estoque e até na falta de sangue nos hospitais. E, por isso, se faz tão importante a doação.

Para você saber: ser doador traz benefícios para o sistema cardiovascular; durante a doação de sangue há uma baixa na reserva de ferro do organismo, favorecendo a redução dos riscos de desenvolver alguns tipos de câncer; possibilita ao doador ter mais informações sobre a sua saúde, já que testes laboratoriais são feitos durante a coleta; além disso, você também têm direito a um dia de folga; e pode salvar até 4 vidas com este lindo gesto.

Para ser um doador você precisa: estar com boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos -candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50kg; não estar em jejum; ter dormido pelo menos 6 horas e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Faça a sua parte, exerça sua solidariedade e doe sangue! Em caso de dúvida, entre em contato com a Agência Transfusional do HDJB pelo telefone 3043-8369.