Notícias
   
<< voltar
 
22/03/2018 - Fique atento a campanha de vacinação contra a Meningite C e o HPV
  No Rio Grande do Sul, mais da metade dos adolescentes precisam ser vacinados contra HPV e meningite

O alerta é do Ministério da Saúde, que lançou uma nova campanha publicitária para aumentar a cobertura vacinal no país. Atualmente, no Estado, 43,6% das meninas e 45,5% dos meninos foram imunizados contra o HPV. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Também, neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina contra a meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninos e meninas de 12 a 13 anos.

Para ficar protegido, basta ir ao posto de saúde mais próximo e realizar as vacinas. Para isso, verifique a idade certa para tomar as vacinas, procure uma unidade de saúde e leve a caderneta de vacinação. 

 

Lembrando que, para ficar protegido do HPV, são necessárias duas doses da vacina. A segunda dose deverá ser tomada 6 meses após a primeira dose.

HPV

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Outras informações no hotsite da campanha: Campanha de Vacinação 2018

Meningite

A Meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Em geral, a transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

Outras informações no hotsite: Campanha de Vacinação 2018