..:: Hospital Dom João Becker ::..

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias
   
<< voltar
 
30/05/2018 - Como prevenir acidentes de trajeto é tema de palestra do Maio Amarelo
 

Sabendo da importância do movimento Maio Amarelo, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, convidou a palestrante Ana Carolina Fofonka, do CFC Rumo Certo, para falar sobre a importância e os cuidados para evitar acidentes de percurso. Sob o tema “Nós somos o trânsito”, Ana Carolina buscou chamar a atenção para o alto índice de tragédias que acontecem nos trajetos de ida para o trabalho e retorno para casa.

O CFC Rumo Certo e o SESMT do Hospital Dom João Becker buscam, diariamente, educar e conscientizar a todos da importância e o cuidado com a vida no trânsito. A palestrante também falou sobre Acidentes de Trajeto que, segundo a Lei, são todos os acidentes que ocorrem no trajeto da residência para o trabalho, e do trabalho para a residência. Mas, para ser considerado acidente de trajeto, o trabalhador deverá estar no trajeto normal, isto é, o caminho percorrido para ir ao trabalho habitualmente.

Caso o funcionário, em um determinado dia, resolva passar por outro caminho, mudando seu trajeto, e se acontecer um acidente, poderá haver descaracterização. Sendo assim, o Acidente de Trabalho é uma interpretação da lei.

Ana Carolina Fofonka também falou sobre a importância da educação no trânsito. No cotidiano, o cidadão assume diversos papéis, em diferentes momentos: pedestre, passageiro, condutor. E é preciso trabalhar cooperativamente em cada uma destas situações. Uma atenção a mais ou até a gentileza podem ser fatores decisivos para a boa convivência no trânsito.

O fator humano (humano-condutor, humano-pedestre) tem uma participação significativa como agente causador dos acidentes. O álcool e as demais drogas causam reações que modificam o comportamento das pessoas, comprometendo a sua atenção e retardando seus reflexos e sua capacidade de raciocínio. Além disso, o uso do celular ou se maquiar enquanto dirige se tornou um hábito comum entre os condutores, porém, estas ações podem resultar em acidentes e até à morte de pessoas. Por isso, é importante estar atento ao trânsito e evitar toda e qualquer distração. É a sua vida e de outras pessoas que está em risco.

Também é importante realizar exames médicos periodicamente. As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a sua segurança e a de terceiros.

Faça uso da direção defensiva

Direção defensiva é dirigir com objetivos de prevenir acidentes, atento às ações de outros motoristas e das possíveis condições adversas de pista e de tempo. Aos pedestres, o Código de Trânsito orienta a forma mais adequada do pedestre circular pelas ruas, utilizando, sempre que existir, as calçadas, faixas de pedestres, passarelas, etc.

A educação no trânsito também está relacionada com o cultivo de hábitos saudáveis, atitudes preventivas, e com o exercício de ações mais humanas.

Como ressaltou a representante do CFC Rumo Certo, Ana Carolina, “precisamos plantar bons exemplos”. Por isso, seja você a mudança! Muitas vidas podem ser poupadas se todos colocarem em prática algumas atitudes: não beber antes de dirigir; revisar o veículo periodicamente; não ultrapassar em lugares proibidos; respeitar os limites de velocidade; fazer uso da faixa de pedestres; esperar o semáforo de pedestres abrir; não caminhar mexendo no celular; prestar atenção aos carros; estar atento a toda e qualquer alteração de trânsito. Essas são ações geradoras de mais segurança e melhor qualidade de vida.

Trânsito é respeito. Respeite a sua vida e a vida dos outros. Seja consciente!